Manter um jardim exige cuidados, porém é recompensador para nós, sendo assim, a Vanil Imóveis traz para você algumas dicas de como cuidar bem do seu jardim.

Mantenha seu jardim sempre aparado, fazendo com que as plantas fiquem mais saudáveis e fortes

Regue sempre, mas não exagere na quantidade, antes de regar verifique se a terra está úmida ou não. Quando se molha demais pode ocasionar o apodrecimento das raízes e a planta morrer.

Em dias muito ensolarados o mais indicado é regar as plantas ao amanhecer ou entardecer, pois a absorção da água pela planta será maior

Além disso, procure regar durante o verão, o jardim e as plantas ao amanhecer ou entardecer. Regando durante o sol quente pode ocorrer a evaporação total da água ou a queimadura das folhas já que a água funcionará como uma lupa combinada com o sol.

Já no inverno, não podemos regar demais para manter o jardim bem apresentável. No inverno o sol é mais fraco, bem como a evaporação da água.

Nesse caso, tome bastante cuidado para não regar além da conta, especialmente as que estão na sombra. Sabemos que com o excesso de água as raízes podem apodrecer e acabamos perdendo a planta.

Fique atento às pragas

 Precisamos estar em alerta com as pragas em todas as estações, embora tenham maior força na primavera. Esteja alerta aos sinais, pois um fungo pode devastar todo o jardim. Afinal, quais são os sinais? As folhas sentem o ataque por serem mais sensíveis. Elas ficam secas, furadas ou até mesmo enrugadas caso sejam atacadas pelas pragas. Não esqueça de ficar atento as formigas, isso indica a presença de sugadores como os pulgões e a cochonilha (pragas recorrentes nas plantas caseiras que aparecem geralmente nos brotos mais novos).

Contra os pulgões temos uma receita caseira e fácil de fazer! Basta passar um pouco de espuma de sabão de coco sobre as folhas das plantas, retirando a espuma após duas horas.

Mantenha o jardim bonito e a calçada também

 Pesquise e estude bem sobre a espécie que quer plantar em seu jardim e conheça o desenvolvimento da planta escolhida. O fícus, por exemplo, é uma planta maravilhosa, mas você pode se frustrar ao plantá-la na calçada, pois possui raízes muito resistentes que podem destruir a calçada e tubulações, causando um grande prejuízo.

Se pretende plantar uma árvore, outra dica importante é consultar as determinações do órgão ambiental de sua cidade. Isso porque o fícus, por exemplo, é proibido por algumas cidades até pela sua seiva ser tóxica.

Cuidados especiais com o inverno

 Para manter o jardim bem cuidado é preciso estar atento a detalhes, essencialmente em estações mais frias. No inverno, aconselhamos escolher as espécies certas para serem cultivadas no seu jardim! Pois as plantas diminuem sua velocidade de crescimento, acumulando para retornarem saudáveis durante a primavera. Enquanto outras espécies de plantas são mais sensíveis quando chega o frio, escolha plantas mais resistentes para ficarem mais coloridas no inverno.

Um belo exemplo é o ipê roxo, primaveras, azaleia, gardênia, camélia e tulipa. As Tulipas são mais adeptas ao inverno por queimarem facilmente com pouca umidade. Já as azaleias florescem no inverno e são ótimas para serem usadas em canteiros ou até mesmo vasos. 

Gostou das nossas dicas? A Vanil Imóveis também se preocupa com os cuidados do seu jardim! Continue conferindo nossas dicas para ficar ainda mais atualizado! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *